Documentário Memórias do Vale dos Vinhedos é exibido no 8½ – Festa do Cinema Italiano

cartaz caxias

“8½ – Festa do Cinema Italiano” é um evento itinerante de cinema e cultura italiana, que este ano está na sua 8ª Edição Internacional. A festa já aconteceu em Portugal, Angola, Moçambique e desde 2014 acontece no Brasil, precisamente em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde uma numerosa comunidade mantém viva a memória e a tradição da cultura italiana de origem.

Após o sucesso da 1ª edição brasileira, realizada em Porto Alegre, o Festival teve entre 22 e 28 de Outubro de 2015, a sua 2ª edição num dos cinemas de referência da cidade, o Espaço Itaú de Cinema.

Como extensão desta edição brasileira de 2015, será realizada, no dia 7 de Novembro, em Caxias do Sul, na Sala Ulysses Geremia, uma data suplementar,com uma programação centrada no tema da cultura do vinho, tão importante na Itália e também na Serra Gaúcha.

Sendo referência na produção do vinho e na cultura herdada dos imigrantes italianos, o Vale dos Vinhedos não poderia ficar de fora deste festival histórico que mostra, através de audiovisuais, a tão aclamada cultura do vinho. Por isso o Documentário Memórias do Vale dos Vinhedos terá um espaço especial na abertura do evento.

A programação terá início às 16h deste sábado, na Sala Ulysses Geremia, no Centro de Cultura de Caxias do Sul (Rua Luiz Antunes, 312, Bairro Panazzolo). A entrada para o primeiro filme e para o Documentário Memórias do Vale dos Vinhedos é franca. Ocorrerão também as exibições dos filmes: Rupi del Vino (Encostas do Vinho -2010), de Ormanno Olmi (entrada franca); Zoran, Il Mio Nipote Scemo ( Zoran, meu Sobrinho Herdado – 2013), de Matteo Oleotto (meia entrada); Vinodentro (O Vinho Perfeito – 2014), de Ferdinando Vicentini Orgnani.

Maiores informações nos links abaixo:
Site Edição Internacional: www.festadocinemaitaliano.com
Site Edição no Brasil: www.festadocinemaitaliano.com.br
Redes Sociais:
www.facebook.com/festadocinemaitalianopoa
www.tweeter.com/ottoemezzopoa
www.instagram.com/ottoemezzopoa

O festival “8½ – Festa do Cinema Italiano”
O festival foi criado em 2008 em Lisboa, Portugal, por uma equipe constituída por profissionais portugueses e italianos, para divulgar a produção cinematográfica italiana, primeiro em Portugal e atualmente em todo o espaço geográfico da lusofonia.

Em 2014 o “8½ – Festa do Cinema Italiano” propôs em exclusiva ao público de Porto Alegre uma seleção de filmes italianos recentíssimos, alguns em pré-estreia e outros inéditos ou ainda sem qualquer distribuição comercial no Brasil; filmes de autores consagrados e de revelações, apresentados e premiados nos principais festivais europeus; filmes essenciais para compreender a Itália atual e a cultura italiana no seu todo.

Documentário Memórias do Vale dos Vinhedos
Realizado em 2014 e lançado na vindima de 2015, o Documentário Memórias do Vale dos Vinhedos relata, através do depoimento de moradores do Vale dos Vinhedos, a origem do distrito, desde a saída dos primeiros imigrantes da Itália, até o seu estabelecimento no Vale dos Vinhedos. Destaque Rio Grande do Sul no Fiacult 2015, o Documentário foi produzido pela Aprovale e pela Triângulo da Produção Cultural. Direção de Michel Marchetti e Dandy Marchetti e trilha sonora da Alba Arte.

O Documentário Memórias do Vale dos Vinhedos foi patrocinado pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, através do Fundo Municipal de Cultura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s