Protegendo o Vale dos Vinhedos

Rogério Valduga (centro) conduziu o encontro que contou com a presença dos prefeitos Cirano Cisilotto (esq.) e Adenir Dallé (dir.)

Prefeito de Garibaldi tranquilizou empreendedores e moradores ao assegurar proteção da área do roteiro que faz parte do município quanto à criação de novos loteamentos

O jantar-encontro de ontem promovido pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) com os prefeitos de Garibaldi, Cirano Cisilotto, e de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, esclareceu algumas dúvidas quanto a investimentos e melhorias no roteiro nas áreas localizadas em cada município. A grande e boa notícia foi o novo Plano Diretor de Garibaldi que impede a instalação de novos loteamentos na área do Vale dos Vinhedos que está localizada no município, responsável por mais de 30% de toda região demarcada.

“Hoje estamos muito mais atentos. Não temos como mudar o que ocorreu no passado. Quanto a isso estamos identificando as áreas. Porém, daqui pra frente asseguramos que não sai mais loteamento na área do Vale que está em nosso município”, frisou Cirano Cisilotto. Garibaldi está discutindo com as comunidades o Plano Diretor Rural e o Vale dos Vinhedos, que pela definição de ocupação de 2006 estava identificado como área urbana, passa a ser visto como uma área de interesse turístico. “O Vale dos Vinhedos está dentro de nossa estratégia de investimentos no turismo”, disse.

As propostas serão discutidas em uma oficina no dia 10 de outubro no Centro dos Idosos de Garibaldi, às 19h. Antes de ir para a Câmara de Vereadores, as ideias ainda serão discutidas em audiência pública no dia 25 de outubro. Já o prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, citou diversas ações implementadas para o incremento do turismo no município. Quanto ao Vale dos Vinhedos ele disse que Monte Belo do Sul é pequeno, mas pode contribuir. “Nossa dificuldade está na captação de empreendedores que queiram investir na gastronomia e hospedagem, porém estamos trabalhando nisso”, reforçou.

O presidente da Aprovale, Rogério Carlos Valduga, ressaltou que o Vale dos Vinhedos iniciou movido por um sonho de seis vinicultores e hoje é uma realidade que precisa evolui. “Não podemos deixar que este patrimônio seja destruído. Nossas forças estão se esgotando. Precisamos de mais apoio do Poder Público”, enfatizou.

O prefeito de Garibaldi foi questionado sobre o calçamento da Linha Marcílio Dias, que liga a área urbana do município ao Vale dos Vinhedos. De acordo com Cisilotto, já existe projeto de pavimentação. A obra depende de recursos e está prevista para 2012. Quanto à coleta de lixo deixar de ser mensal para se tornar semanal, o prefeito disse que esta mudança depende de estudo e da discussão com as famílias, uma vez que o serviço funciona na cidade com a cobrança de uma taxa. Por fim, ele foi questionado sobre a ausência de transporte ligando o centro ao interior. O tema, considerado difícil de resolver sob a visão do prefeito, depende da constituição de uma nova linha e da abertura de processo licitatório.

O encontro, que reuniu mais de 40 associados da Aprovale, foi realizado no Ristorante Del Filippi. A proposta iniciou com o prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli. Agora foi a vez dos prefeitos de Garibaldi e Monte Belo do Sul aceitarem o convite da Aprovale. O envolvimento é pertinente, uma vez que a região demarcada do Vale abrange os três municípios.

Sobre a federalização da RSC 470, tanto Cisilotto quanto Dallé reafirmaram apoio ao movimento, o que segundo eles melhoraria e muito o acesso ao Vale dos Vinhedos.

 

Texto: Conceito.com

Foto: Lucinara Masiero

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s